domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial do Turismo: Práticas Sustentáveis para um Novo Turismo

O turismo enquanto fenômeno e atividade vêm passando por momentos de renovação em suas formas de produção e consumo, impostos pelas mudanças ocorridas no meio ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável, disseminado a partir de marcos como o evento da Rio 92 e demais fóruns realizados desde então sobre esse tema, traz uma agenda que convoca a participação de todos os setores da economia, não seria diferente ao Turismo.
É nesse momento, que se faz uma reflexão, e que se volta toda atenção para compreender  os resultados e como estes se aproximam ou não dos termos de sustentabilidade e suas formas de aplicação no Turismo. Alertas sobre responsabilidades e custos no presente e no futuro foram propostos com ênfase em no mínimo duas ocasiões – Cartão vermelho ao Turismo e o Código de Ética Mundial para o Turismo. Ou seja, não há como ignorar sobre os termos de uma pauta comum.
A partir de 2002, considerado o Ano Internacional do Ecoturismo é que atividades relacionadas ao turismo em áreas naturais tiveram maiores destaques, tanto na prática como em conceitos, nesse momento a OMT-Organização Mundial do Turismo dissemina a importância de se trabalhar e de desenvolver de maneira harmoniosa com o meio natural e convoca a “Nação” turística para as comemorações sobre Turismo e a Diversidade Biológica.
O que retratamos é que não são em datas comemorativas que haverá de mudar toda uma ideologia, mas é necessário o fazer mudar, é indispensável que ações sejam concretas a fim de quebrar propostas que nem sempre buscam a harmonia entre homem/natureza e, no entanto é preciso repensar estratégias de criações isoladas, o turismo não é isolado da natureza, da sociedade, da cultura dentre outras, todos estão interligados, são indissociáveis, isto é, se uma ação desvia do caminho o restante irá acompanhar por isso o planejamento e a gestão no turismo é indispensável, necessitamos remodelar as atitudes. Na oportunidade segue uma citação de um dos maiores pensadores em turismo Jost Krippendorf.
(...) A reorientação da indústria do turismo na direção de um turismo mais responsável ecológica e socialmente e atividades de lazer necessária para o desenvolvimento sustentável, ainda não apareceu. Não será anunciada com o "Ano Internacional do Ecoturismo" proclamado pelas Nações Unidas para 2002. O conceito vagamente definido de "ecoturismo" é promovido com estardalhaço sem que haja oportunidade para comentários ou questionamento crítico dos que são diretamente ou indiretamente afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário