domingo, 27 de março de 2011

Festejos ou Reflexões


Setembro é considerado dentre os acadêmicos, profissionais e integrantes da cadeia turística o mês da “renovação”, isto é, todo dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, data esta aprovada a partir do ano de 1980 coincidindo a data com o aniversário de adoção do Estatuto da OMT – Organização Mundial do Turismo, órgão máximo do setor, órgão este que mapeia os “caminhos” que o mundo deve seguir para se desenvolver sustentavelmente no setor.
Data que anualmente desde a década de 80 é presidido em um País às comemorações, sendo repassadas para todo o mundo podendo desta maneira cada País, Estado e/ou Cidade desenvolva atividades relacionadas no dia.
Dentre isto também é explorado um “tema” anual, este ano é Turismo e Biodiversidade seguindo os traços das Metas do Milênio proposto pela ONU para um desenvolvimento harmonioso.
Se tratando de um mês ou dia festivo para o setor, em algum ponto estes locais considerados turísticos, seja por natureza ou por imposição deve estar em dia com as propostas pré-estabelecidas ou pelo menos em uma das ações, para se comemorar algo, para não deixar o leitor “boiando” como em muitas questões a máquina pública deixa, cito as oito metas pré-estabelecidas – 1º Acabar com a Fome e a Miséria. 2º Educação Básica de Qualidade para Todos. 3º Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher. 4º Reduzir a Mortalidade Infantil. 5º Melhorar a Saúde das Gestantes. 6º Combater a AIDS a Malária e outras Doenças. 7º Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente. 8º Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.
Enfim estas são as ações, para se comemorar alguma coisa nesta época de festividades no setor é necessário fazer um balanço, colocar as mãos a cabeça e pensar? Estamos no caminho certo?
O Turismo é preciso ser levado com dignidade, pois como estamos observando a comunidade continua perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário